Sobre o autor

 

Carlos Silva





Nascido no Brooklin Paulista e criado entre as cidades de Nova Soure, e, posteriormente, Itamira  (município de Aporá), localizada a cerca de 180km de Salvador - BA, o músico, poeta, escritor, compositor, cantor, cordelista e mestre de cultura popular carrega em sua bagagem o aprendizado colhido no meio de feira do interior baiano.

 

Sua carreira artística inicia-se no início dos anos 1980, quando participa de uma banda musical na cidade de Itamira - BA, a Tranza a Quatro, numa mescla de repertório que viajava entre Beatles até Luiz Gonzaga. Dos integrantes da banda: Carlos (baterista), ao lado de Hélio Dantas (baixo / vocais), Zé Milton (guitarra base / vocais) e Carlinhos (guitarra solo / vocais).

 

Suas obras

 

Em 1997, conhece o maestro Vidal França e produz sua primeiro demo um ano depois: O Canto do Meu Canto, que conta com a participação da cantora e compositora Mazé e de Zé de Riba. Tocam na noite paulistana na região do bixiga, onde Carlos Silva, inserido no mundo artístico por Vidal França, trava conhecimento com boêmios onde forma mais tarde muitas parcerias musicais. A música de trabalho do CD era Lembranças de Mato Grosso do Sul, um passeio cultural pelas cidades do Mato Grosso do Sul, enaltecendo a riqueza pantaneira daquele estado. 

 

Em 2000 lança um outro single: Nasceu na Bahia o Brasil, por ocasião dos 500 anos do Brasil.

 

No ano de 2001, produz um CD experimental, regravando essas obras já lançadas, com o titulo: Abra os Olhos.

 

Já em 2003, sob a produção de Ney Barbosa (compositor da Chapada Diamantina, da cidade Rui Barbosa na Bahia), entra em estúdio, e com o selo da JBS grava o CD Retratando.


" Em 2008 lança o mais recente trabalho fonográfico "


Participa de vários programas de rádio na capital Paulista com o pesquisador paraibano Assis Angelo e na Rádio Atual com Malu Scruz.
 
Neste mesmo ano conheceu a coperifa e o poeta Sergio Vaz, que o convidara a participar do projeto na Zona Sul de São Paulo.
Fez programas de televisão como TV Cultura, Rede Record e Rede Globo, TV Alterosa, em Minas Gerais.
 
Em 2008 lança o mais recente trabalho fonográfico: O Brasil em Versos Cantados, que traz algumas parcerias com os seguintes colegas: Moreira de Acopiara, Chico Galvão, Joilson Kariri e Nato Barbosa. Morou por quase dois anos na cidade de Ilhéus, onde aproveitou bem essa passagem pelo sul da Bahia e divulgou em Itabuna, Vitória da Conquista, a sua modalidade do canto falado.

Seus principais parceiros musicais

 
Sandra Regina, Vidal França, Zé de Riba, Mazé Pinheiro, Lupe Albano, Karina França, Rhayfer (Raimundo Ferreira) Batista Santos, Ney Barbosa, Edinho Oliveira, Cida Lobo, Edmilson Costa, Paulo de Tarso Marcos Tchitcho e Nininho de Uauá.

  • Compartilhe: